
People Meter era o aparelho eletrônico usado para
medir o tamanho da audiência da televisão (e às vezes do rádio) e dados demográficos.
Em meio a grande concorrência das emissoras de Rádio e TV para serem colocadas em concorrência publicitária, foi criado um instituto de aferição de audiência.
Você sabe o que é IBOPE?
Em 1942 foi criado o IBOPE, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, que era lider em medição de audiência na America Latina. Naquele ano, os criadores Auricélio Penteado (Rádio Kosmos, de São Paulo) e Arnaldo da Rocha e Silva, decidiram aplicar no Brasil técnicas de pesquisa aprendidas nos Estados Unidos com George Gallup, fundador do American Institute of Public Opinion, para saber como andava a audiência de sua emissora.
Em 2014, o grupo estrangeiro Kantar comprou a divisão de mensuração de audiência televisiva e pesquisas de mídia do IBOPE, criando a Kantar Ibope Media.O aparelho usado pelo IBOPE para medir a audiência de televisão era chamado de People Meter. Ele era instalado nos televisores para registrar automaticamente qual canal estava sendo assistido.
O People Meter, também conhecido como medidor de audiência, era um dispositivo que permitia ao IBOPE (hoje Kantar IBOPE Media) monitorar o consumo de TV em um painel de domicílios selecionados. Esses aparelhos registravam os canais sintonizados, fornecendo dados sobre a audiência de cada programa. Além do People Meter, a Kantar IBOPE Media também utiliza o Focal Meter, um medidor mais moderno que monitora o consumo de vídeo em diversas plataformas e telas.
A reputação da marca IBOPE a tornou uma gíria brasileira e um verbete oficial, como sinônimo de audiência e prestígio.
Essa matéria foi minuciosamente pesquisada por Edson Charles, usando os meio de busca do Google, Wikipedia e resumido sem utilização de I.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário