Você já se sentiu excluido na infância ou não interagia com seus amigoa porque te colocavam apelidos?
Vamos lá, vou falar de "bullying", um termo que começou a ser estudado na Noruega, diante de um fenômeno observado na década de 1970 por pesquisadores como Dan Olweus.
O termo "bullying" começou a ser discutido tardiamente no Brasil na década de 1990 e partir de 2005 passou a ser objeto de artigos científicos.
Na prática, as agressões verbais já existe, desde nossos tempos de escola, mas a conscientização e o uso do termo se tornou mais presente no cenário nacional mais recentemente.
Uma curiosidade é que o "bullying" trouxe sindromes irreversíveis e a "síndrome do patinho feio", é um deles, que popularmente tornou-se um termo popular que descreve a sensação de inadequação, baixa autoestima e não pertencimento, originada na infância, que pode persistir na vida adulta.
Uma das características e manifestações, vem na infância, onde frequentemente experiências de exclusão, comparação ou rejeição até na adolescência.
O individuo tem dificuldade em acreditar em elogios, mesmo quando são sinceros.
Outros sintomas associados pode estar ligada a ansiedade, isolamento social e, em casos mais severos, a transtornos como o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que envolve uma percepção distorcida da própria imagem corporal.
Procure um profissional, caso você tenha passado por isso e carrega contigo males que o "bullying" se transformaram em "síndrome do patinho feio".