Eu não vou falar sobre a Banda RPM, que significava Revoluções por Minuto.
A curiosidade que ou contar é sobre discos, músicas e velocidades das rotações.
Os discos de música mais antigos, eram gravados, como os conhecemos, em vinil, tinham geralmente três rotações principais: 33 1/3 RPM, 45 RPM e 78 RPM.
Os Djs chamavam de "Bolachão"
O Porque das rotações dos discos
33 1/3 RPM:
Normalmente utilizados em LPs (Long Plays), discos maiores de 12 polegadas, que continham álbuns inteiros com o mínimo de 6 musicas em cada lado, A e B.
Rotações por minuto (RPM): era a medida da velocidade com que o disco gira, indicando quantas vezes ele completa uma volta em um minuto.
Na prática a descrição no relógio é mostrada de forma abreviada, já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
45 RPM:
Usados em discos menores (discos compactos), frequentemente de 7 polegadas, que continham uma ou poucas músicas. Elesw eram tocados pelos dois lados e tinham até 6 musaicas no lado A e lado B.
78 RPM:
Um formato mais antigo, conhecido como disco de goma-laca, e que foi substituído pelos discos de vinil. Geralmente eram discos menores e mais pesados, com gravações de até 5 minutos por lado, ou seja, uma música de cada lado. Eram discos mais frágeis, por mais que tivesse a capacidade de ser ouvidos sem amplificadores.
A rotação do disco afeta a velocidade e a qualidade do som reproduzido.
Tocar um disco em uma rotação diferente da recomendada pode causar distorção do som.
Os discos de 78 RPM eram gravados e reproduzidos de forma acústica, sem amplificadores elétricos, até por volta de 1925.
A fidelidade de áudio de discos de vinil de 33 1/3 RPM era considerada alta, especialmente em comparação com os formatos anteriores. Essa velocidade permitia uma gravação mais detalhada e extensa por lado do disco, oferecendo uma experiência auditiva mais imersiva.
Em resumo, a escolha da velocidade de 33 1/3 RPM para os discos de vinil foi uma decisão estratégica para equilibrar a duração da reprodução com a qualidade do som, tornando os discos de vinil um formato de áudio popular e duradouro.
Fonte: Apesar de muito conhecimento e consegui outras informações pesquisadas no Google;
Informações mais aprofundadas pode ser adquirida em https://blog.bileskydiscos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário