Por mais que seja loucura, animais podem ter mais dedos que todos pensam, mas essa anomalia é comum também em seres humanos, chama-se Polidactilia, uma condição congênita em que a pessoa nasce com mais de cinco dedos nas mãos ou nos pés. Fator genético ou não, os dedos extras podem variar de pequenos apêndices de pele a dedos totalmente formados com ossos e articulações.
No País de Gales era comum encontrar gatos com muitos dedos, como publicado no site da BBC em 12 de junho, 2007, onde, na matéria, a dona de "DES (nome do gato)" queria que seu felino entrase no livro dos recordes.
O gato Des apareceu na porta da casa de Alison Thomas quando tinha seis meses de idade e ela logo notou os dedos extras. "Naquela época eles apareciam ainda mais, porque as patas dele eram tão grandes. A primeira coisa que as pessoas falam, ainda hoje, quando o vêem é: 'olha as patas dele!'", diz Thomas.
Recorde
O recorde mundial do gato com mais dedos é de 1974 e pertence a Mickey Mouse, um bichano californiano que tinha 32 dedos.
Mas há dúvidas sobre a legitimidade deste recorde, já que é possível que Mickey tivesse uma condição médica especial, que não se configura como uma polidactilia pura.
Especula-se que verdadeiro recordista seja o gato Bobbi, do Canadá, que apareceu na imprensa em 2002 e tinha 28 dedos.