Anuncie aqui

Anuncie aqui

10/12/25

Celina Leão Inaugurou Nessa Terça-feira (09/12) o 1º Centro de Referência Para Autistas do DF


Foto: George Gianni/VGDF

Muitas famílias enfrentam dificuldade para ter acesso aos laudos com diagnóstico dos filhos. No entanto, pacientes só podem ser laudados em locais com atendimento especializado. E sem o documento, as crianças não têm acesso a diversos serviços e direitos.

“O laudo para quem tem o espectro autista na família é uma resposta. É uma forma de cuidado. É um alento. Ele te dá um diagnóstico (…) Quando você foi laudado tem um condição de cuidado diferente. Então isso para as famílias é uma resposta. Com certeza, é dignidade (…) Para a mãe o mais importante é o laudo e o cuidado”, afirmou Celina.
Para acolher as famílias atípicas com tratamento, emissão de laudos e atendimento específico, a vice-governadora do Distrito Federal (DF) Celina Leão (PP) inaugurou o primeiro Centro de Referência Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cretea) do DF, na estação do Metrô da 108 Sul, em Brasília (DF), na manhã de terça-feira (9/12)
Durante o evento, a vice-governadora lançou o novo Serviço de Assistência em Saúde Mental através de Inteligência Artificial (SAMia). Celina também anunciou a criação de um centro de pesquisa sobre TEA na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
A vice-governadora declarou que a defesa e o acolhimento das famílias atípicas é uma de suas principais bandeiras. “Eu quero falar que nós somos uma família atípica. Minha mãe teve dois filhos raros. Uma não está entre nós mais”, revelou. O governo planeja construir mais dois Creteas, um no Norte e outro Sul do DF.
Segundo Celina, outro projeto em desenvolvimento é um centro de referência na Secretaria de Educação, para o serviços voltados para a rede pública de ensino. De acordo com a vice-governadora, o GDF já estuda o reforço do quadro de pessoal do Cretea da 108 Sul para ampliar os horários de atendimento. Inicialmente, o Cretea vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Tirar famílias do sofrimento
Segundo o presidente do Movimento do Orgulho Autista Brasil (Moab), Edilson Barbosa, muitas crianças não tem o laudo e ficam também sem acesso às terapias. “Esse centro de referência será importante para tirar do sofrimento essas mães e os autistas”, arrematou.

Para o Moab, em entrevista aoMetropoles, os novos Cretea deveriam ser abertos em Ceilândia (DF) e Planaltina (DF) ou Sobradinho (DF), mas na sequência todo DF deveria receber centros de referência. “Existem pessoas presas dentro de casa. Vimos a imagem de uma mãe alimentando seu filho dentro de uma grade. O autista sem terapias não vive, sobrevive”, comentou.

Fonte: Metropoles
 

Edson Charles Fotografando

Edson Charles Fotografando
Escolhendo o melhor lugar para fotografar. Edson Charles em São Gabriel-GO

Rádios

Confira aqui as Rádios que participo

Escolha uma Rádio Para Ouvir

Escolha uma Rádio Para Ouvir
Acesse várias emissoras de rádio e estilos diversos para você ouvir

Visite O Canal do Youtube